Bom senso não é para todos

Dividir um apartamento ou casa em qualquer lugar, seja com família ou amigos, é uma experiência muito gratificante e amadurecedora. Porém, todos sabem que dividir significa menores custos e, consequentemente, sacrifícios. Você não pode deixar o banheiro como bem quer ou deixar algo bagunçado para arrumar depois, existem outras pessoas para transitar pela casa e usar os aposentos. Daí se proliferam regras, reclamações, acordos. Alguns resolvem, outros não resolvem. Mas regras existem para serem quebradas, acordos não são levados muito a sério se não forem assinados e levados em cartório, e as coisas se enrolam. No fundo, você para e pensa: se eu estivesse falando com ADULTOS, será que isso seria realmente necessário? Será que já está na hora de produzirem um programa da Super Nanny extra para pessoas acima de 18? Vamos refletir sobre isso.

Regras da casa, ditados e essas coisas sempre tem seus furos. “CADA UM LIMPA O QUE SUJOU”? Certo, então por que é que eu levo o lixo la para fora todos os dias se não fui o único a usá-lo? Levamos o saco lá pra fora a oito mãos? Quem limpa a panela do espagueti que todos comeram juntos? O cozinheiro que já se deu ao trabalho de cozinhar, certo? Difícil, não é? Você se esforça para entender os problemas e necessidades da turma de casa, lava louça quando precisa, quebra os galhos que forem necessários e depois de tudo isso ainda ouve que tem bonitinhos que só lavam os próprios pratinhos, porque fulano é folgado demais, porque beltrana é muito porca. Precisa avisar essas coisas? Precisa, precisa encostar a pessoa num canto e dizer que ou esse indivíduo coopera para o bem geral da nação ou ele vai ser enforcado pela sacada para a diversão geral da nação.

Certas coisas não precisam ser ditas, não é possível que as pessoas não entendam isso. Eu acho que não preciso dizer “bello, tudo bem? Então, não largue um copo no meio do ar. Sabe o que que é, então, esqueci de te dizer, mas aqui em casa existe uma coisa chamada GRAVIDADE e isso faz com que ele CAIA, e caindo ele QUEBRA. E se ele quebrar eu vou pegar o maior e mais afiado caco para cortar seu pescoço, seu inútil”. Preciso? Pois é,por mais incrível que pareça, eu preciso. Já dividi apartamento com gente que eu precisava avisar que, no mesmo dia em que a diarista veio em limpou tudo, simplesmente foi pegar cafezinho, e opa! Derrubou na bancada! Não só isso, o liquidinho preto pleno de cafeína foi escorrendo, escorrendo, escorrendo, até chegar na ponta, dai caiu, pingou em cima da maçaneta da gaveta, escorreu, caiu de novo e respingou na segunda gaveta, e, não contente, respingou na terceira gaveta e no final ainda deixou o piso branco como dente após três semanas de uso de creme dental com braqueador tão mulato, mas tão mulato que ao chegar na cozinha eu praticamente vi a globeleza espelhada no chão. Nem fiquei nervoso, sei que acidentes acontecem, apenas esperei que o responsável limpasse ao invés de esperar a diarista voltar na semana seguinte. Afinal, tem coisa pior que chão e todas as gavetas grudentas de café por uma semana? Pois é, tem. Um idiota que acha lindo ficar tudo grudento até a semana que vem e não se dá ao trabalho de limpar. DETALHE: ele não tinha emprego e ficava o dia todo em casa.

Pois é, para esse tipo de pessoas você precisa explicar cada passo da vida humana. Explicar que quando se usa um prato ele fica sujo, que ele não se lava sozinho e, não é só isso, que só jogando água ele não fica limpo e que as outras pessoas não querem comer em pratos emporcalhados (mas o bonito pega prato limpinho na estante).Tem que explicar também que se você deixou algo recarregando naquela tomada, se precisar usar a tomada, use, mas depois coloque as coisas de volta no lugar. Precisa explicar que o filtro e a cafeteira não se enchem sozinhos de água. E mesmo depois de você explicar com toda a educação possível (porque é difícil explicar certas coisas, não dá pra acreditar que você precisa explanar para adultos que não devem jogar coisas na privada e dar descarga porque pode entupir,ou que não devem deixar toalhas molhadas em cima da cama e sofá) eles ainda se voltam para você e ficam bravas! Quem é você, pessoa que se importa com a lei da gravidade, da moral e dos bons costumes, que se importa de não deixar tudo emporcalhado porque existem mais pessoas para usarem a cozinha, banheiro e lavanderia, para vir reclamar e julgar uma pessoa tão correta e altruísta como ele??? AUDÁCIA!!!

Portanto, algo que aprendi em 2011 para aplicar em 2012 foi: sempre desconfie do bom senso das pessoas, porque bom senso não é para todos. É item de série, ou vem de fábrica ou esquece. Se depois de todos ospratos da mão do cidadão caem, quebram e ele ainda não aprende (e não é grego, para ter a desculpa de quebrar os pratos depois de uma mega festa de casamento), mande o indivíduo embora, senão você vai testar a gravidade largando ele do 20º andar. Essas pessoas sabem pechinchar preço de aluguel, mas não sabem pagar a conta de telefone que eles usam, e ainda se fazem de desentendidos quando veem aqueles números que você sabe que não são seus. Só não ligo um a um para perguntar quem é para não humilhar mais ainda, mas que eu devia, eu devia. Por isso, quando forem fazer seus planos para terem seus filhos e educá-los, cheguem nas escolinhas e vejam se elas tem aula de bom senso entre seres humanos. Essa é uma das melhores coisas que você pode dar para ele e deixar de herança, e com esse pequeno gesto, fará desse país um lugar com menos violência e melhor para se viver.

Comments
2 Responses to “Bom senso não é para todos”
  1. fr. Mério disse:

    Encore une fois, la preuve est claire, nette et précise. Les parents ont torché leurs enfants et ils/elles ne savent pas comment garder un endroit ou un appartement propre. Peut-être que papa coupait la nourriture pour eux à 16 ans et que maman lavait le bain ou la douche après l’utilisation !!! XDDDDD PS=Des règles communes précises … sinon le bordel en tabarnak OU … dehors les malpropres !!! Bizarre … les chats, après avoir chier, mettent du sable ou de la litière sur les selles !!! XOX

  2. fr. Mério disse:

    XDDD = Est-ce un TOUT compris dans le bail de location? Le propriétaire doit laver le bain, les planchers, la vaisselle, le linge, faire les lits, passer le balai et l’aspirateur, préparer les repas, le café, etc ??? Coquin et baveux, je suis et … je reste! GROS bisous du QUÉBEC … XOX

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Minha Vida Antes dos 30 em números

    • 25,917 acessos
%d blogueiros gostam disto: